Procedimentos
Implantes Dentais
Os implantes odontológicos de última geração permitem a instalação de dentes artificiais com toda a segurança e resultado funcional e estético de dentes naturais. As próteses fixadas sobre os implantes não se soltam durante a mastigação e propiciam maior conforto, segurança e eficiência que a ponte móvel e as dentaduras convencionais.
Esses implantes são feitos a partir de parafusos de titânio inseridos através de cirurgia nas áreas onde faltam dentes e sobre esses parafusos são instaladas próteses dentárias, que irão substituir os dentes faltantes. A cirurgia é feita sob anestesia local e dura, em média, de 15 a 20 minutos (casos menores) ou 40 a 60 minutos (casos maiores).
Em certas situações quando o profissional achar conveniente as próteses totais (para substituir todos os dentes) pode ser colocado três ou quatro dias depois da cirurgia. Na mesma situação as próteses parciais geralmente podem ser colocadas no mesmo dia da cirurgia. Quase sempre são provisórias e substituídas em poucos meses pelas definitivas.
Em 95% a 98,7% dos casos, os implantes osseointegram (unem-se ao osso) desta forma durarão por logo período da vida. Os implantes de boa procedência apresentam taxas de sucesso acima de 90% no maxilar superior e, 97%, no inferior para pacientes com boas condições de saúde geral. A técnica pode ser utilizada a partir dos 18 anos de idade. O titânio utilizado no implante é um material biologicamente compatível usado em Ortopedia há muitas décadas.
O titânio não sofre corrosão quando em contato com o corpo humano e não sofre rejeição imunológica. É importante ressaltar que as próteses fixadas ou não sobre os implantes não são dentes naturais, por isso, necessitam cuidados como revisão periódica anual e ótima higiene.
Implante dental: (sinônimos: implante dentário, implante oral, implante osseointegrável, implante osseointegrado) dispositivo metálico inserido nos maxilares que objetiva fixar próteses dentárias, substituindo raízes dentárias perdidas. Na versão mais moderna (desde os anos 1965), os implantes dentais possuem forma cilíndrica ou cônica com roscas, para aumentar a estabilidade na região óssea onde são inseridos.
Prótese sobre implante: dispositivo fixado ou apoiado sobre um implante dental que substitui um ou mais dentes, permitindo a mastigação, fala e respiração alteradas pela perda dentária. Também colabora na sustentação dos tecidos bucais, diminuida após as extrações dentárias. Recupera a harmonia e estética dentária e facial.